quarta-feira, 20 de junho de 2012

Vídeos - A Maior Flor do Mundo / José Saramago


     Esta animação é baseada na obra "A maior flor do mundo" de José Saramago....o vídeo é simplesmente maravilhoso, não deixando nada a desejar ao livro.
     Começa, assim: “As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças, sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas. Quem me dera saber escrever essas histórias, mas nunca fui capaz de aprender e tenho pena. Além de ser preciso escolher as palavras, faz falta um certo jeito de contar…”. Pois eu acho que Saramago escolheu, com maestria, as palavras e deu provas de um jeito fascinante de contar essas histórias.
     Fala de um menino que salta de “árvore em árvore como um pintassilgo” e se dedica “à vagarosa brincadeira que o tempo alto, longo e profundo da infância a todos nós permitiu…” E eu habitei, por momentos, a minha infância…
     E, nesta inebriante felicidade e liberdade, o menino andou, andou, por caminhos sem fim, até que chegou ao cimo de uma imensa encosta, onde só havia uma flor. “Mas tão caída, tão murcha, que o menino se achegou de cansado.”
     Bem, o que se passa daqui para a frente eu não vou contar, até porque perderia toda a beleza, só lendo… O autor passa da prosa à prosa poética, de novo volta à prosa, mas cada palavra, cada expressão desperta múltiplas sensações, emoções, e dá provas de uma singular arte de escrever. A história é muito curta, mas a lição é GRANDE.
     E termina desta forma: “Quem sabe se um dia virei a ler outra vez esta história, escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?.
  Às vezes, cometemos o erro de pensar que precisamos de fazer coisas geniais, extraordinariamente abrangentes, para salvar o mundo e logo desanimamos ao pensar que isso está fora do nosso alcance (as inovações são para os génios!). Pois eu penso que não é esse o caminho certo. Creio que as grandes obras resultam do somatório articulado, persistente e sistemático de coisas simples, de pequenos gestos e atitudes do dia-a-dia, bem à nossa dimensão, à nossa pequenez, e resultantes da nossa convicção, empenho e criatividade, que cada um procura desenvolver ao máximo para criar um futuro mais risonho, não apenas o seu, mas o de uma sociedade na qual está inserido.
    

Tecnologia - Tutorial Movie Maker

Galerinha do Maria Luiza

Depois do estresse da aula de hoje resolvi postar este vídeo que encontrei no You Tube. O Tutorial do programa Movie Maker vai ajudar a vocês editarem os vídeos.

Espero que aproveitem o vídeo e façam maravilhas....

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Pontuação - Texto: "Quem é importante"

Quem é Importante
Certo dia, num caderno,
Numa página interna,
Deu-se a grande reunião
Dos sinais de pontuação,
Para decidir, no instante,
Qual o que é mais importante.
Chegou correndo, afobadão,
O Ponto de Exclamação,
Bufando, muito excitado,
Entusiasmado ou assustado:
- Socorro!
- Viva!
- Saravá!
- Dá o fora! Sempre a berrar!
E logo, todo sinuoso,
A rebolar-se entrou, pimpão,
O enxerido e mui curioso
Dom Ponto de Interrogação:
- Quem é?
- Por quê?
- Aonde?
- Quando? - ele só vive perguntando...
E vêm as Vírgulas dengosas,
Muito falantes, muito prosas,
E anunciam: - Nós meninas
Somos as pausas pequeninas,
Que, pelas frases espalhadas,
São sempre tão solicitadas!
Mas já chegaram os Dois Pontos,
Ponto e Vírgula, e pronto!
Tem início a discussão,
Que já dá em confusão,
- Sem por cima ter um ponto,
Vírgula é um sinal bem tonto! –
Ponto e Vírgula declara,
Arrogante, e fecha a cara.
- Essa não! Tenha paciência! –
Intervêm as Reticências.
- Somos nós as importantes,
Tanto agora como dantes:
Quanto falta competência,
Botam logo... Reticências!
Til e Acento Circunflexo,
Numa discussão sem nexo,
Cara a cara, bravo, quase
Se engalfinham. Mas a Crase
Corta a briga, ao declarar:
- Poucos sabem me empregar!
Me respeitem pois bastante,
Já que eu sou tão importante!
Mas Dois Pontos prostestaram:
- Importante eu é que sou!
Eu preparo toda a ação
E a e-nu-me-ra-ção!...
- É aqui que nós entramos!
Nós, as Aspas, e avisamos:
Sem nossa contribuição
Não existe citação!
A Cedilha e o Travessão
Já se enfrentaram, mas então,
Bem na hora, firme e pronto
Se apresenta o senhor Ponto:
- Importante é o meu sinal.
Basta. Fim. PONTO FINAL.
BELINK, Tatiana. Di-versos russos. São Paulo: Scipione, 1994.

Poder das palavras


        Você acha chato estudar a língua portuguesa? Muitos pensam que o estudo se resume apenas à gramática. Mas não é bem por aí... Lembre-se que quem sabe usar as palavras possue um poder extremo. O poder da palavra já é conhecido desde a Grécia Antiga, época em que a retórica vivenciava seu apogeu. O poder de persuasão da palavra foi estudado por inúmeros pensadores e usado para influenciar ou modificar a realidade em seus mais diversos aspectos.
     Já que podemos influenciar e modificar as pessoas através da língua, pense antes de dizer que Língua Portuguesa é mera regra de gramática.

     A seguir algumas tirinhas que exploram um fenômeno bem recorrente na nossa língua, a ambiguidade (a produção de sentido duplo devido a uma palavra, uma frase mal construída/escrita)





quarta-feira, 13 de junho de 2012

Bem Vindos!!!!

Depois de fazer e refazer, finalmente meu Blog vai entrar no ar, e olha que não foi fácil... Não é só o professor quem ensina, mas aprendemos com os alunos, e espero que este espaço contribua para o nosso crescimento no entendimento da Língua Portuguesa durante o ano letivo.
A REDE é uma imagem perfeita de COMUNICAÇÃO, e é está a função deste Blog: INTERAÇÃO com os colegas da escola, família, comunidade escolar e todas as pessoas conectadas nessa grande "teia de aranha"(Olha aqui as nossas famosas Figuras de Linguagens).

Aqui serão publicados trabalhos, produções de textos, vídeos, gêneros de textos, resumos e exercícios da disciplina de Língua Portuguesa.

Espero podermos fazer um ótimo trabalho....