segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Mostra Cultural Tradicionalista 2012

A Mostra Cultural Tradicionalista 2012 da Escola Estadual Fundamental Maria Luiza Rosa foi um sucesso em várias esferas... Acabei me surpreendendo com os trabalhos apresentados pelos alunos, demonstraram que a pesquisa e o envolvimento das tecnologias (netbooks) é o futuro da Educação. Estou postando o projeto e um vídeo com os melhores momentos da Mostra Cultural Tradicionalista (do início, desenvolvimento e apresentação).
Aos meus queridos alunos, obrigada pelo engajamento e pelo trabalho maravilhoso.





domingo, 19 de agosto de 2012

Recitando Poesia Turma 61 Thaiã, Taynã Guilherme

Recitando Poesia Turma 61 Melissa Paloma

Recitando Poesia Turma 61 Luize Pamela Sandy

Recitando Poesia Turma 61 Jéssica Maiara

Recitando Poesia Turma 61 Guilherme Jefferson João Vitor

Recitando Poesia Turma 61 Glaucius

Recitando Poesia Turma 61 Gabriela Milena Monique

Recitando Poesia Turma 61 Anderson

Recitando Poesia - Turma 60 (Igor Wesley)

Recitando Poesia - Turma 60 (Haniel Matheus Michael)

Recitando Poesia - Turma 60 (Camila Nicole Tauane)

Recitando Poesia - Turma 60 (Brayan Ismael Juan)

Recitando Poesia - Turma 60 (Adri Isais Nati)

Recitando Poesia - Turma 60 (July)

Recitando Poesia - Turma 60 (Pamela Amanda Andreia)

Recitando Poesia - Turma 60 (Ricardo)

Recitando Poesia - Turma 60 (Denilson Estevao Paulo Thierry)

Recital Poesia

Com os objetivos de estimular a prática de leitura de poemas; promover a aproximação do aluno com o texto poético; e favorecer o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, imaginação através da leitura do texto poético propus para os alunos das Turma 60 e 61 que eles escolhessem uma poesia para recitar.
Após a escolha, os alunos produziram vídeos pelo Movie Maker para  apresentar os seus trabalhos.
O resultado final foi bem proveitoso, deem uma olhada nos vídeos...

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Jornal Falado - Turma 71

Jornal Falado - Turma 71

Jornal Falado - Turma 71

Jornal Falado - Turma 81

Jornal Falado - Turma 81

Jornal Falado - Turmas 71 e 81


    Os integrantes das turmas 71 e 81 da Escola Profª. Maria Luiza Rosa finalizaram o Projeto Jornal Falado que teve como objetivo:
•Incentivar os alunos na leitura, já que os mesmos escolheram as notícias de sua preferência.
•Valorizar a participação dos mesmos.
•Incentivar os alunos a se expressar oralmente.
•Estabelecer relações no trabalho cooperativo.
•Desenvolver a expressão oral, o raciocínio, o espírito de cooperação e socialização.
     No Brasil, um jornal falado corresponde à reunião das principais notícias do dia ou da semana. Pode durar de cinco a trinta minutos. O jornal falado tem divisões bem definidas, com a apresentação de notícias locais, nacionais, internacionais, esportivas e culturais. O ideal é que o jornal seja lido por dois locutores, isso dá mais ritmo e agilidade às notícias e evita a monotonia.
     A proposta para ambas as turmas foi a criação de um jornal falado escolar. Para realizar este trabalho, os alunos também precisaram observar como os locutores apresentavam as notícias, e se espelhar neles para apresentar o seu jornal.
    O noticiário foi produzido em grupos, onde eles se juntaram para discutir suas anotações e escrever os textos. Dois de cada turma foram escolhidos para serem os apresentadores. Essa atividade me fez perceber como os alunos veem os candidatos, suas preferências, senso crítico, características pessoais, as suas próprias curiosidades e a responsabilidade em direcionar sua atenção nos programas para obter as informações necessárias e construírem o jornal falado, pois mais tarde também serão futuros eleitores exercendo sua cidadania perante a sociedade.
     O trabalho permitiu desenvolver também a expressão oral e promover a integração dos estudantes, que tiveram que desenvolver as tarefas em grupo, um cooperando com o outro para que conseguissem concluir o jornal falado. Sem falar que com este projeto foi possível usar a tecnologia dentro da sala de aula (Programa Movie Maker, Netbook).

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Vídeos - A Maior Flor do Mundo / José Saramago


     Esta animação é baseada na obra "A maior flor do mundo" de José Saramago....o vídeo é simplesmente maravilhoso, não deixando nada a desejar ao livro.
     Começa, assim: “As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças, sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas. Quem me dera saber escrever essas histórias, mas nunca fui capaz de aprender e tenho pena. Além de ser preciso escolher as palavras, faz falta um certo jeito de contar…”. Pois eu acho que Saramago escolheu, com maestria, as palavras e deu provas de um jeito fascinante de contar essas histórias.
     Fala de um menino que salta de “árvore em árvore como um pintassilgo” e se dedica “à vagarosa brincadeira que o tempo alto, longo e profundo da infância a todos nós permitiu…” E eu habitei, por momentos, a minha infância…
     E, nesta inebriante felicidade e liberdade, o menino andou, andou, por caminhos sem fim, até que chegou ao cimo de uma imensa encosta, onde só havia uma flor. “Mas tão caída, tão murcha, que o menino se achegou de cansado.”
     Bem, o que se passa daqui para a frente eu não vou contar, até porque perderia toda a beleza, só lendo… O autor passa da prosa à prosa poética, de novo volta à prosa, mas cada palavra, cada expressão desperta múltiplas sensações, emoções, e dá provas de uma singular arte de escrever. A história é muito curta, mas a lição é GRANDE.
     E termina desta forma: “Quem sabe se um dia virei a ler outra vez esta história, escrita por ti que me lês, mas muito mais bonita?.
  Às vezes, cometemos o erro de pensar que precisamos de fazer coisas geniais, extraordinariamente abrangentes, para salvar o mundo e logo desanimamos ao pensar que isso está fora do nosso alcance (as inovações são para os génios!). Pois eu penso que não é esse o caminho certo. Creio que as grandes obras resultam do somatório articulado, persistente e sistemático de coisas simples, de pequenos gestos e atitudes do dia-a-dia, bem à nossa dimensão, à nossa pequenez, e resultantes da nossa convicção, empenho e criatividade, que cada um procura desenvolver ao máximo para criar um futuro mais risonho, não apenas o seu, mas o de uma sociedade na qual está inserido.
    

Tecnologia - Tutorial Movie Maker

Galerinha do Maria Luiza

Depois do estresse da aula de hoje resolvi postar este vídeo que encontrei no You Tube. O Tutorial do programa Movie Maker vai ajudar a vocês editarem os vídeos.

Espero que aproveitem o vídeo e façam maravilhas....

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Pontuação - Texto: "Quem é importante"

Quem é Importante
Certo dia, num caderno,
Numa página interna,
Deu-se a grande reunião
Dos sinais de pontuação,
Para decidir, no instante,
Qual o que é mais importante.
Chegou correndo, afobadão,
O Ponto de Exclamação,
Bufando, muito excitado,
Entusiasmado ou assustado:
- Socorro!
- Viva!
- Saravá!
- Dá o fora! Sempre a berrar!
E logo, todo sinuoso,
A rebolar-se entrou, pimpão,
O enxerido e mui curioso
Dom Ponto de Interrogação:
- Quem é?
- Por quê?
- Aonde?
- Quando? - ele só vive perguntando...
E vêm as Vírgulas dengosas,
Muito falantes, muito prosas,
E anunciam: - Nós meninas
Somos as pausas pequeninas,
Que, pelas frases espalhadas,
São sempre tão solicitadas!
Mas já chegaram os Dois Pontos,
Ponto e Vírgula, e pronto!
Tem início a discussão,
Que já dá em confusão,
- Sem por cima ter um ponto,
Vírgula é um sinal bem tonto! –
Ponto e Vírgula declara,
Arrogante, e fecha a cara.
- Essa não! Tenha paciência! –
Intervêm as Reticências.
- Somos nós as importantes,
Tanto agora como dantes:
Quanto falta competência,
Botam logo... Reticências!
Til e Acento Circunflexo,
Numa discussão sem nexo,
Cara a cara, bravo, quase
Se engalfinham. Mas a Crase
Corta a briga, ao declarar:
- Poucos sabem me empregar!
Me respeitem pois bastante,
Já que eu sou tão importante!
Mas Dois Pontos prostestaram:
- Importante eu é que sou!
Eu preparo toda a ação
E a e-nu-me-ra-ção!...
- É aqui que nós entramos!
Nós, as Aspas, e avisamos:
Sem nossa contribuição
Não existe citação!
A Cedilha e o Travessão
Já se enfrentaram, mas então,
Bem na hora, firme e pronto
Se apresenta o senhor Ponto:
- Importante é o meu sinal.
Basta. Fim. PONTO FINAL.
BELINK, Tatiana. Di-versos russos. São Paulo: Scipione, 1994.

Poder das palavras


        Você acha chato estudar a língua portuguesa? Muitos pensam que o estudo se resume apenas à gramática. Mas não é bem por aí... Lembre-se que quem sabe usar as palavras possue um poder extremo. O poder da palavra já é conhecido desde a Grécia Antiga, época em que a retórica vivenciava seu apogeu. O poder de persuasão da palavra foi estudado por inúmeros pensadores e usado para influenciar ou modificar a realidade em seus mais diversos aspectos.
     Já que podemos influenciar e modificar as pessoas através da língua, pense antes de dizer que Língua Portuguesa é mera regra de gramática.

     A seguir algumas tirinhas que exploram um fenômeno bem recorrente na nossa língua, a ambiguidade (a produção de sentido duplo devido a uma palavra, uma frase mal construída/escrita)





quarta-feira, 13 de junho de 2012

Bem Vindos!!!!

Depois de fazer e refazer, finalmente meu Blog vai entrar no ar, e olha que não foi fácil... Não é só o professor quem ensina, mas aprendemos com os alunos, e espero que este espaço contribua para o nosso crescimento no entendimento da Língua Portuguesa durante o ano letivo.
A REDE é uma imagem perfeita de COMUNICAÇÃO, e é está a função deste Blog: INTERAÇÃO com os colegas da escola, família, comunidade escolar e todas as pessoas conectadas nessa grande "teia de aranha"(Olha aqui as nossas famosas Figuras de Linguagens).

Aqui serão publicados trabalhos, produções de textos, vídeos, gêneros de textos, resumos e exercícios da disciplina de Língua Portuguesa.

Espero podermos fazer um ótimo trabalho....