terça-feira, 11 de junho de 2013

Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos

  Uma história simples, porém belíssima, sobre ser criança e crescer, perdendo a inocência no processo. Zezé, infelizmente, tem que deixar de ser criança muito cedo. A história também serve para nos lembrar de que as crianças têm muito a nos ensinar com sua visão descomplicada do mundo.
Meu Pé de Laranja Lima conta a história do menino Zezé, uma criança de 5 anos que tem uma imaginação incrível, uma curiosidade insaciável e um coração do tamanho do mundo. Zezé vêm de uma família simples, ele tem muitos irmãos e a família é obrigada a se mudar de casa de onde moram no começo do livro pois devem aluguel e o pai de Zezé está desempregado.

  Apesar de ter toda essa paixão pelo conhecimento e pela vida, o personagem é muito levado e gostava de pregar peças nas pessoas da rua. Por causa dessas traquinagens Zezé acabava sempre sendo castigado com surras – por muitas vezes cruéis – não somente pelos pais, mas também por seus irmãos mais velhos. Me dava uma enorme dor no coração nas passagens em que Zezé levava as surras pois fica claro que todos acabam descontando os dissabores pessoais da vida no pobre menino. Sabemos que é super normal um garoto entre 5 e 6 anos ser levado, ainda mais quando a figura materna não é tão presente – a mãe de Zezé precisava trabalhar para sustentar a família. De tanto apanhar, Zezé acabou acreditando que era realmente malvado, uma criança que não tinha mais jeito de se acertar.

  Agora chega de falar, pois deste jeito conto toda a história, tenho certeza que a Turma 70 irá ama este livro. Boa leitura!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário